MEIO AMBIENTE

O meio ambiente é uma constante preocupação. Já em 1979, quando ainda não havia despertado a consciência ecológica em nosso país, a empresa construiu uma barragem de contenção de rejeitos, com o objetivo de devolver a água limpa ao leito do Córrego do Capão. Essa barragem ainda está em operação e cumpre sua finalidade.

A manutenção da fauna e da flora nativa é prioridade da empresa. As matas nativas em áreas da empresa são cuidadosamente mantidas e as espécies regionais são cultivadas pela mineradora com o objetivo de aumentar a sua densidade. Essas matas, enriquecidas com o plantio de árvores frutíferas, dão alimento e proteção aos pássaros e outros animais na área: são mais de 20 espécies de pássaros, além de lebres, lobos-guará, capivaras, lontras, sagüis.

À medida que as áreas mineradas vão sendo liberadas, inicia-se a recomposição através da reposição das plantas, obtendo-se uma cobertura vegetal mais rica que a anteriormente existente. Essa reposição consiste no plantio de árvores nativas ou adaptadas e de uma cobertura rasteira que forma um sub-bosque propício à alimentação de animais domésticos e selvagens.

Viveiro de Mudas